SEJAM BEM-VINDOS

Geral

Há dois dias no Brasil, Luíza se diz assustada com sucesso na web

Adolescente voltou do Canadá na terça-feira e ficou em hotel de SP. Jovem ficou conhecida após propaganda do lançamento de prédio na PB.

Adolescente está ansiosa para voltar a João
Pessoa e reencontrar amigos e namorado (Foto:
Bruno Azevedo/G1)
Havia dois dias que Luíza não estava mais no Canadá. Como uma Big Brother, ela estava confinada desde terça-feira (17) em um hotel no Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. Nesta quinta (19), a jovem de 17 anos contou como recebeu à distância, lá no Canadá, a notícia de que seu nome tinha se transformado em um meme na internet.

Toda a repercussão se deve a uma única frase: "Menos Luíza, que está no Canadá", dita por seu pai, o colunista social Gerardo Rabello, durante a propaganda de um lançamento imobiliário em João Pessoa. Luíza estava no Canadá havia seis meses para intercâmbio.

“Eu estava um pouco nervosa em voltar, não sabia o que me esperava por aqui. Estava ansiosa pela repercussão [da propaganda] e por voltar, ver a família que não via há tempo, amigos, o namorado. Foi bastante impactante”, conta Luiza sobre sua volta ao Brasil, que foi antecipada. O programa de intercâmbio que ela participava já estava no fim e a adolescente voltaria do Canadá no dia 29.

Luiza ficou sabendo da repercussão em torno do seu nome pelo Facebook. Duas amigas mostraram para ela o sucesso do meme nas redes sociais. “Fiquei assustada, não sabia o que fazer, pensei em deletar minha conta no Twitter. Mas liguei para ‘painho’ e ele me acalmou.” Segundo ela, os amigos também a tranquilizaram, aconselhando-a a levar tudo na brincadeira. “De repente estava todo mundo falando de mim. Foi muito estranho”.

De volta ao Brasil, Luiza diz que ainda não foi reconhecida nas ruas nem no hotel. Logo ao chegar, na terça, gravou em São Paulo a propaganda do prédio residencial que lhe rendeu fama. O novo comercial deverá ir ao ar nesta quinta na Paraíba. Nesta quinta-feira, ele esteve na TV Globo em São Paulo para uma entrevista ao Jornal Hoje. Agora, ela analisa convites para outros comerciais. “Já fizemos alguns contatos com agências de propaganda. Não posso decidir nada por ela. Ela vai fazer comerciais se quiser”, adiantou Gerardo.

Ficar confinada por dois dias foi considerado um sacrifício pela adolescente. “A pior coisa é mentir, se esconder. Mas se eu falasse que estava voltando, seria mais tumulto do que já está sendo, o que nem eu nem meus pais queríamos”, afirmou a jovem, que se diz tímida. “Quase morri. Eu que amo sair, tive que ficar dois dias parada. Foi um sacrifício”.

Agora no Brasil, Luiza quer voltar a João Pessoa. Ela se diz ansiosa para rever amigos, irmãos e o namorado, que estava na Austrália quando ficou sabendo que a adolescente tinha se tornado uma web celebrity. “Tudo isso é uma coisa muito nova para mim.”

No Canadá, Luiza estudava o equivalente à segunda série do ensino médio. “Agora quero voltar a estudar e passar no vestibular de primeira”, diz Luiza, que ainda não decidiu que carreira seguir.

Sobre o carnaval, Luíza, que costuma passar o feriado em João Pessoa e no Recife, diz que ainda não tem planos. "Acabei de voltar. Não sei nem o que vou fazer amanhã, quanto mais no carnaval", brinca.

Se Luíza pretende ir de novo ao Canadá? "Claro que pretendo voltar ao Canadá. Fiz amigos lá para a vida inteira.
====================================
MPF/AP recomenda aquisição de colonoscópios para o Hospital Alberto Lima

Há mais de seis meses o hospital não realiza o exame do intestino grosso para detecção de cânceres iniciais ou tumores avançados, inflamação intestinal e outras doenças

O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) recomendou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que abra processo licitatório para a compra de set de videoendoscopia com dois colonoscópios. O equipamento deve ser instalado no Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima.

A recomendação sugere, ainda, a celebração de convênio emergencial com entidade privada para a realização de exames colonoscópicos até a aquisição do aparelho. A medida foi tomada após representação de paciente. A mulher, de 62 anos, informou que há meses tenta e não consegue fazer o exame na rede pública.

Para verificar a situação, o MPF/AP requisitou visita técnica do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) ao hospital. A equipe designada constatou a indisponibilidade do serviço.

Relatório - O relatório do Denasus revela que os exames foram suspensos porque o aparelho existente no hospital é inadequado para a realização de procedimentos em larga escala. A inadequação do instrumento, segundo justificativa do médico responsável, poderia levar a erros de diagnóstico.

Na conclusão do relatório, os técnicos informam que, mesmo após a solicitação do médico para a aquisição dos instrumentos, nenhuma providência administrativa foi adotada. O documento relata, também, que os pacientes são encaminhados ao Serviço Social do hospital para buscar auxílio financeiro para a realização do exame. O acesso à ajuda está condicionado à apresentação de pesquisa de mercado com orçamento de duas firmas.

Apenas em novembro de 2011, verificou-se a abertura de 20 processos com solicitação de auxílio financeiro para a realização do exame. As informações constam no livro de saída do Serviço Social do ambulatório do hospital. (Assessoria de Comunicação Social Procuradoria da República no Amapá)
=================================
Piratas da Batucada na luta contra o câncer

Entrada será R$ 4, e todo dinheiro arrecadado na bilheteria será doado ao IJOMA, instituição que trata de pessoas com a doença.

Diretores convocam a todos para o grande evento
A Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada entra definitivamente na luta contra o câncer. A agremiação esta preparando uma programação especial para esta quinta-feira (19), no Ginásio Santa Inês, com apresentação da Bateria Show, músicos, artistas regionais, Rainha da Bateria, casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, entre outras atrações. A entrada será R$ 4, e todo dinheiro arrecadado na bilheteria será doado ao IJOMA, instituição que trata de pessoas com a doença.

“É um momento delicado, é preciso que todos estejam voltados nessa luta e a Piratas da Batucada não poderia ficar de fora, temos uma comunidade forte, unida e que vai atender a mais este chamado e queremos também contar com a presença de todas as pessoas interessadas a fortalecer essa campanha”, convoca Reginaldo França, presidente da escola.

O evento será no Ginásio Santa Inês, na Orla de Macapá, a partir das 21h. Segundo o diretor de carnaval da agremiação, Sergio Teco Lemos, a doação do dinheiro ao IJOMA deve acontecer na mesma semana, após a realização do evento. “Vamos definir isso com a direção do instituto para saber o melhor dia para repassarmos o dinheiro arrecado pelo Piratão para o IJOMA”, explicou Teco.

Considerada a maior escola da Região Norte e uma das maiores vencedoras do carnaval amapaense com 16 títulos, a Piratas da Batucada também tem voltado suas ações para o social. Este ano, a agremiação está destinando três alas para a comunidade, totalizando 300 fantasias, que serão doadas a brincantes.

“A Piratas da Batucada tem se empenhado muito nessa questão e queremos a cada ano fortalecer esse laço entre a comunidade e a escola, a exemplo do que acontece no Rio de Janeiro, e bons exemplos têm de ser copiado e acredito muito nesse processo e com certeza assim teremos uma agremiação que está cada vez mais próxima de sua raiz, além de poder de contribuir de outras formas com quem tanto ajuda a nossa escola”, destacou França.
============================================
Procurador da República assume chefia da PR/AP

O mandato iniciou em 15 de janeiro de 2012 e segue até 30 de setembro de 2013

O procurador da República Antônio Carlos Marques Cardoso assumiu nesta segunda-feira, 16 de janeiro, a chefia da Procuradoria da República no Amapá (PR/AP). Durante quatro anos, a unidade esteve sob a gestão da procuradora da República Damaris Baggio.


Membro do Ministério Público Federal (MPF) desde 2009, Antônio Carlos Marques Cardoso representa a 4ª Câmara de Coordenação e Revisão que trata de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural e foi procurador-chefe substituto - função agora assumida pelo procurador da República George Lodder.


Entre outras, são atribuições do procurador-chefe gerir recursos orçamentários e financeiros, definir as atribuições das Coordenadorias, Subcoordenadorias e Setores da unidade administrativa do MPF (Procuradoria da República). (Texto: Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria da República no Amapá)
==================================
Unifap é a instituição do AP com melhor desempenho no Exame Unificado da Ordem

Ficou com 44,44% de aprovação, o dobro alcançado pela Faculdade Seama, a segunda melhor, com 22,83%.

Foto: Divulgação
A Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi à instituição de ensino superior do Estado com o melhor desempenho no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conforme a relação divulgada na noite dessa segunda-feira (16). Ficou com 44,44% de aprovação, o dobro alcançado pela Faculdade Seama, a segunda melhor, com 22,83%.

Ceap e Famap tiveram desempenhos bem parecidos, 21% e 19,09% respectivamente. O Instituto de Ensino Cultural do Amapá (Ieca) alcançou 10%. A Fama foi à instituição com o pior desempenho, apenas 6,45% de aprovação.

Segundo a entidade as faculdades públicas se destacaram no V Exame Unificado da OAB. A média de aprovação foi de 24,5% dos candidatos. O exame teve 106.086 candidatos presentes, dos quais 26.010 passaram e vão receber a carteira profissional para exercer a advocacia.

A OAB informa que foram avaliadas todas as faculdades (públicas e privadas) que tiveram inscritos, cada uma, pelo menos 20 candidatos ao exame. As 20 melhores tiveram índice de aprovação superior a 65,16% e, destas, 98% compuseram o último Selo de qualidade do programa OAB Recomenda.

Próximas provas - Quem não foi aprovado poderá fazer o próximo processo de avaliação. O VI Exame de Ordem encerrou as inscrições ao meio-dia desta segunda-feira (16). A prova da primeira fase será no dia 5 de fevereiro, e a da segunda fase será dia 25 de março. Outros exames terão seus editais publicados em abril, agosto e novembro. (Com informações do G1)

Confira o resultado abaixo

Unifap: 44,44% de aprovação - 12 dos 21 inscritos
Seama: 22,83% de aprovação - 21 dos 96 inscritos
Ceap: 21% de aprovação - 42 dos 205 inscritos
Famap: 19,09% de aprovação - 21 dos 111 inscritos
Ieca: 10% de aprovação - 1 dos 11 inscritos
Fama: 6,45% de aprovação - 2 dos 31 inscritos
=========================================
Daniel é eliminado do BBB12

O participante Daniel foi eliminado nesta segunda-feira (16) da 12ª edição do reality show Big Brother Brasil.

O participante Daniel (Foto: Divulgação/TV Globo)
Em nota, a Central de Comunicação da TV Globo afirma: "Daniel foi eliminado do Big Brother Brasil 12 no início da noite desta segunda-feira devido a um grave comportamento inadequado. Após rigorosa avaliação da Rede Globo, iniciada no domingo de manhã, a notícia foi comunicada ao ex-brother. O apresentador da atração, Pedro Bial, anunciará a decisão na edição desta noite".

Mais cedo, a Polícia Civil do Rio informou que foi aberto um registro de ocorrência para investigar as circunstâncias de suposto abuso sexual dentro da casa do reality show "Big Brother Brasil", da TV Globo.

O caso investigado ocorreu no sábado (14). Dois participantes do programa, Daniel e Monique, dormiram na mesma cama em um dos quartos da casa e ficaram sob o edredom. Após a cena ir ao ar, passou a circular na internet a versão de que Monique estava bêbada e que Daniel se aproveitou da estudante.

A participante Monique (Foto: Divulgação/TV Globo)
Segundo a assessoria de imprensa da polícia, equipes da 32ª Delegacia de Polícia (Taquara) foram na tarde desta segunda ao Projac, onde o programa é gravado, para ouvir os envolvidos.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) divulgou que enviou nesta segunda ofício ao Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro solicitando a tomada de “providências cabíveis” no caso. Segundo a secretaria, o ofício foi elaborado com base em demandas encaminhadas por cidadãs de várias cidades brasileiras à Ouvidoria da SPM, pedindo providências.
A 12ª edição do Big Brother Brasil começou nesta terça-feira (10). (g1.com)
========================
UEAP seleciona candidatos a bolsa sanduíche no exterior

Prazo limite para concorrer às vagas abertas é 20 de fevereiro

Parceiro do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o governo do Estado, por meio da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), está oportunizando a acadêmicos da instituição cursar parte da graduação em instituições da Alemanha, Estados Unidos, Itália, Reino Unido e França. O prazo limite para concorrer às vagas abertas é 20 de fevereiro.

Podem pleitear a graduação sanduíche no exterior ex-bolsistas e bolsistas de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-Ueap), que tenham integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo, além de apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, segundo critérios da instituição de ensino superior (IES) a qual pertença.

Na Ueap, o índice de rendimento acadêmico (IRA) é maior ou igual a 7,0, comprovado no histórico escolar. É necessário, também, ter sido aceito pela instituição de destino e apresentar proficiência (o mesmo que habilidade) no idioma requerido.

Como forma de incentivar o retorno dos investimentos do país de origem na formação desse bolsista, uma das exigências é que o acadêmico declare o compromisso de permanecer no Brasil por, no mínimo, o dobro de meses em relação àqueles contemplados na graduação sanduíche. Esta exigência poderá ser relativizada caso o aluno, durante este período de permanência, seja aprovado em programas de pós-graduação e, nesta condição, contemplado com bolsa no exterior.

Entre os benefícios garantidos pela graduação sanduíche, o acadêmico receberá bolsa trimestral no valor equivalente a U$ 870, auxílio instalação, passagem aérea de ida e volta, auxílio para despesas com taxas escolares, além de seguro saúde, no caso de países que não ofereçam assistência médica gratuita.

As áreas prioritárias para intercâmbio são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; fármacos; produção agrícola sustentável; energias renováveis; indústria criativa; tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; biodiversidade e bioprospecção; ciências do mar; novas tecnologias de engenharia construtiva; formação de tecnólogos e outras.

Como contrapartida, a universidade compromete-se em oferecer o mesmo número de vagas para estudantes estrangeiros bolsistas da mesma modalidade do Programa Ciência sem Fronteiras. A Ueap oferece, atualmente, os seguintes cursos contemplados nas áreas do CsF: as Engenharias de Pesca, Florestal, Ambiental, Química e de Produção, mais Tecnologia em Design. Mais informações no site www.ueap.edu.br. (Texto: Keila Gibson Rebelo, da assessoria de comunicação da Ueap)
=========================
Amapá tem apenas 923 leitos do SUS

Estudo do Ipea revela indigência dos serviços públicos na região Norte. Amapá e Roraima têm menos de mil leitos para atendimento do SUS

As cenas chocantes de pacientes empilhados nos corredores do Hospital de Emergência, em Macapá, acabam de ser retratadas em números pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Divulgado na terça-feira (10), o estudo "Presença do Estado no Brasil: federação, unidades e municipalidades" mostra que o Amapá possui apenas 923 leitos do SUS para uma população de 700 mil habitantes. O trabalho sintetiza informações dispersas em diferentes órgãos públicos, que permite mapear a presença e ausência do Estado ao redor do país.

Pior que o Amapá, segundo o estudo do Ipea, apenas Roraima, com 822 leitos do SUS, situação que é um pouco melhor no Acre, com 1.321 leitos. Apesar da indigência em número de leitos públicos, o Amapá tem uma proporção de 2,4 médicos do SUS por mil habitantes, a mesma de Pernambuco, um pouco acima da média da região Norte (1,9) ante 3,7 no Sul e Sudeste. Abaixo do índice registrado no Norte, as piores médias estão em Rondônia (1,8), no Pará (1,5) e no Maranhão (1,3).

Quanto ao número de leitos de internação pelo SUS, estes somaram em novembro de 2011 um total de 330.641. A região Norte apresentou a maior carência na distribuição, com 7,4%; Nordeste, 30,1%; Sudeste, 38,7%; Sul, 16,1%; e Centro-Oeste, 7,8%. A pesquisa do Ipea mostrou que São Paulo detém 18% do total de leitos, o Acre apenas 0,25% e o Amazonas aparece em 10º lugar com 5.188 leitos.

O estudo do Ipea revela que os serviços públicos ainda não chegaram de forma consistente a regiões carentes do país. Isso impede, por exemplo, que a universalização do ensino fundamental torne-se uma realidade. Políticas públicas para educação, saúde e mercado de trabalho permanecem distantes de áreas mais pobres do Norte e Nordeste.

No Pará, 13% dos jovens até 14 anos estão fora do ensino fundamental; em Rondônia, daqueles entre 15 e 17 anos não freqüentam o ensino Médio. Uma evidência do atraso, no Norte, não há centros especializados para população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, ante 11 no Nordeste e oito no Sudeste; no Amapá, há apenas um teatro e em Roraima, só um museu.


Mercado de trabalho desigual

O presidente do Ipea, Marcio Porchmann, afirma que o estudo é um importante instrumento para os gestores públicos. “A partir de uma série de indicadores, desagregados por região e unidades federativas, esse levantamento torna-se um importante instrumento para estudiosos e gestores públicos das diferentes esferas de governo pensar o planejamento, a formulação e avaliação das políticas públicas brasileiras”, disse.

Nas estatísticas das políticas de emprego, o Norte e o Nordeste possuem menos vagas oferecidas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Ministério do Trabalho e Emprego do que o Sul e o Sudeste. Com 8% da população do país, o Norte tem apenas 4,5% das vagas; o Nordeste, com 28% da população, tem só 17% dos postos oferecidos.

Apesar das enormes disparidades, há avanços. O programa Bolsa Família, por exemplo, alcança os bolsões de pobreza no Nordeste e na periferia das cidades do Sudeste. O Estado paga 1,7 milhão de benefícios na Bahia, 1,2 milhão em São Paulo e 1,1 milhão em Minas Gerais. São os três primeiros do ranking.

O seguro-desemprego também possui boa penetração no Norte e Nordeste. No primeiro, 90% dos demitidos sem justa causa acessam o benefício; no segundo, 86%. É mais do que no Estado de São Paulo (78%)- ainda que seja forçoso considerar que isso ocorra porque os paulistas provavelmente sempre encontram um novo emprego mais rapidamente, diante do dinamismo de seu mercado de trabalho.


Norte tem 1,9 médico por mil habitantes

Enquanto a média brasileira de médicos por mil habitantes fica em 3,1, no Norte o número corresponde a 1,9. As região Sul e Sudeste apresentam igualmente uma média de 3,7 profissionais neste contexto. Segundo o estudo do Ipea, os dados permitem concluir que os profissionais mais bem qualificados estão concentrados nas regiões mais desenvolvidas economicamente.

De acordo com o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, a desigualdade na saúde ocorre porque os equipamentos e a presença dos profissionais é diferenciada. “O Estado tem uma atuação bastante complexa do ponto de vista de um país continental e com uma população que é a quinta do mundo”, deduz.

Pochmann acrescenta que “essa complexidade é maior pelo fato de termos um sistema único de saúde, embora as regiões mais ricas detenham melhores equipamentos e a maior presença de profissionais, enquanto os estado mais pobres não têm o mesmo padrão de intervenção”.

Segundo a pesquisa, o Brasil tem 1.616 municípios – que representa 29% do total, com população estimada em 20,7 milhões ou 11% do total com média inferior a um médico por mil habitantes – cuja concentração se dá nas regiões menos desenvolvidas do país. Na região Norte o número de municípios nesta condição representam 69% do total.

O Ipea apontou que o Norte lidera o ranking com menor quantidade de médicos – 1,9 por mil habitantes -, seguida do Nordeste com média de 2,4 profissionais por mil habitantes. O Brasil concentra um total de 600.399 médicos que atendem ao SUS para uma população estimada em 191.480.630 habitantes. (aGazeta)